HIV Tratamento

Infelizmente ainda não foi encontrada a cura do HIV, porém uma variedade de drogas podem ser usadas em combinação para controlar o vírus. Cada uma das classes de fármacos anti-HIV bloqueiam o vírus em diferentes maneiras.

Quando iniciar o tratamento?

Diretrizes atuais indicam que o tratamento deve começar quando o indivíduo:

• Possuir os sintomas graves da Aids (doenças oportunistas também)

• Quando a mulher estiver grávida

• Relação da Aids com doença renal

• Se o paciente está sendo tratado contra hepatite B.

• Quando a contagem do linfócito T CD4 (tipo de células brancas com importante papel no sistema de imunidade) é inferior a 500 por mm3 de sangue.

Tratamento da Aids usando Antiviral

O tratamento da Aids pode envolver o uso de várias pílulas em horários específicos a cada dia pelo resto de sua vida. É melhor combinar pelo menos três drogas de duas classes diferentes para evitar a criação de resistência do vírus HIV que são imunes a medicamentos simples.

Algumas dessas pílulas inibem enzimas que o vírus HIV utiliza para se reproduzir. Seguem alguns medicamentos que só podem ser utilizados sob rígida prescrição médica. atazanavir, amprenavir, darunavir, indinavir, saquinavir, ritonavir, tipranavir entre outros. Todos esses medicamentos agem no combate ao crescimento da taxa viral no organismo.

Alguns efeitos colaterais podem incluir: náuseas, vômitos ou diarréia,  batimentos cardíacos anormais, falta de ar, erupção cutânea, enfraquecimento dos ossos e morte dos ossos, particularmente nas articulações da bacia.

Tratamento do HIV deve reduzir a carga viral a tal ponto que é indetectável. Isso não significa que o vírus HIV esteja desaparecido. Significa apenas que o teste não é sensível o suficiente para detectar a quantidade pequena de vírus HIV no organismo. A transmissão do HIV para outras pessoas pode sim ocorrer quando a sua carga viral é indetectável.

O paciente sob tratamento deverá checar   a contagem dos linfócitos T CD4 a cada três ou seis meses para verificar se houve redução do vírus HIV no organismo.

Tratamento natural da Aids

Manter hábitos saudáveis é importante para todos os seres humanos, saudáveis ou não. Porém para portadores do vírus HIV manter uma alimentação natural e saudável, praticar atividades físicas, praticar meditação e sorrir podem ser fundamentais no tratamento da Aids, e mesmo antes dos sintomas aparecerem, seguir uma boa dieta alimentar pode postergar o aparecimento de doença, já que você estará naturalmente se imunizando.

Manter uma dieta saudável ingerindo legumes, vegetais, frutas, cereais, grãos proteina magra  e beba bastante líquido, evitando carne crua, sempre preferindo por carnes, aves e peixes bem passados. Não comendo ovos crus e laticínios que não sejam pasteurizados. Tudo isso porque se trata de produtos de origem animal e qualquer bactéria vindo desses produtos pode ser extremamente difícil de combater quando a pessoa é portadora do vírus HIV.

Praticar esportes e atividades físicas em geral. Meditação pode ser um ótimo aliado, já que o psicológico com certeza é muito afetado durante o tratamento, ou mesmo ao descobrir que está infectado com o virus HIV. Mente sã, corpo são! Sorrir é sempre recomendado, não importa quais circunstâncias, manter-se feliz e motivado irá ajudar o paciente durante o tratamento.

Animais de estimação podem ser prejudiciais aos portadores de HIV pois os mesmos podem carregar parasitas que podem ser nocivos aos soro positivos pacientes. Mesmo alguns répteis podem carregar consigo salmonella e gatos podem trazer toxoplasmose (doença infecciosa causada pelo protozoárioToxoplasma Gondii.)

O uso de vacinas contra gripe podem ajudar em pacientes soro positivos, porém deve-se tomar cuidado e não tomar vacinas que contenham vírus vivos, pois os mesmo podem ser perigosos para um organismo debilitado e com pouca imunidade.